Um bucólico recanto na Região Oceânica. O Horto de Itaipu possui 46 mil metros quadrados e conta com mudas de diversas espécies e recebe eventos periódicos.

Ainda pouco conhecido pelos moradores de Niterói, tem atraído o olhar de muitas pessoas que admiram a natureza e buscam lazer na região. Uma pista de caminhada, lago e aula de ginástica para a terceira idade são algumas das opções de lazer que chamam a atenção dos visitantes.

o local é utilizado também como um espaço voltado para o plantio de mudas, que serão aproveitadas na conservação da flora da cidade, como explicou o

Segundo a prefeitura de Niterói, na antiga gestão o Horto era fechado ao público. Já na atual gestão foi construída uma pista de caminhada e aberto espaço para o projeto Gugu, voltado para a terceira idade. Ainda este ano serão construídos dois banheiros no local (um masculino e um feminino).

Plantio de mudas: O que chama atenção das pessoas que visitam o Horto de Itaipu é a natureza exuberante. O local arborizado, com diferentes espécies de plantas faz do espaço um ambiente tranquilo e aconchegante. As mudas abastecem não apenas o Horto, como também canteiros, jardineiras e parques de toda a cidade.

​​

O Horto é dividido em setores para cada tipo de planta, existem espaços para as plantas nativas da mata Atlântica, além das palmeiras imperiais. Elas estão espalhadas em todo o parque dando um melhor aspecto paisagístico.

No local, há uma área para plantio de mudas, que são aproveitadas na conservação da flora niteroiense. Um grupo de cinco mulheres tem o papel de cuidar das mudas, plantando e preservando o bem-estar de cada uma.

Segundo relatos, três anos atrás o espaço era esquecido. Mas o que dava indícios de abandono foi transformado como ponto de encontro entre famílias e amigos. Hoje, compreende um espaço com bancos para as pessoas sentarem, projetos da terceira idade e espaços para caminhadas.

Endereço:

Rua Visconde de Sepetiba

N° 987, 10° andar

Centro, Niterói, RJ

CEP: 24.020-206

Telefones:

(21) 2613-2283

(21) 2622-7631

(21) 2620-0403, Ramal 338