Restauração Ecológica e Inclusão Social- BNDES

O Projeto de Restauração Ecológica de Niterói - BNDES surgiu da submissão de projeto com classificação da SMARHS no edital BNDES Restauração Ecológica  e Inclusão Social- Foco 01/2015.

O projeto

O presente projeto, com duração de 4 anos, tem por objetivo a restauração ecológica de 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica no município de Niterói – RJ, contemplando a restauração de:

  • 30,37ha de vegetação em 4 Ilhas do Município, inseridas no Parque Municipal Natural de Niterói(PARNIT) e Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET);

  • 65,30ha de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no PESET e no PARNIT (Setor Lagunar);

  • 21,16ha de vegetação de restinga em quatro praias do Município, em área considerada de Preservação Permanente, de responsabilidade compartilhada entre o Município e a União;

  • 86,28ha de vegetação Ombrófila Densa no Morro da Viração em área inserida no PARNIT, onde serão adotadas as seguintes medidas:

    • 1) Manejo e colheita de um antigo plantio de Eucalipto, com posterior restauração da área através de um plantio em área total;

    • 2) Reintrodução da Palmeira Juçara (Euterpe edulis Martius) na paisagem do Morro da Viração, em plantio realizado por semeadura direta de sementes em um buffer de 30m no entorno das linhas de drenagem.


Através destas medidas contribui-se para um aumento de conectividade entre diferentes ecossistemas da Mata Atlântica, incremento da biodiversidade e melhoria das funções ecológicas prestados por estes ecossistemas. Além disso, como serão privilegiados a compra de sementes advindas de comunidades tradicionais ou agricultores familiares, o projeto fortalecerá esta cadeia produtiva. A Inclusão Social parte do envolvimento da comunidade de pescadores artesanais da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu na restauração das Ilhas e das restingas, associado a restauração do mangue da Laguna de Itaipu certamente são fundamentais para a restauração ecológica e, por conseguinte a garantia de qualidade de vida desta população.

Mapas das áreas

Os mapas das áreas contempladas pelo projeto estão publicamente disponíveis em formato PDF e shape file. Arquivos no formato Shape file podem ser abertos por programas como o ArgGIS, Quantum GIS, Base Camp, dentre outros. 

 

Clique no ícone para fazer o download dos arquivos em shape file:

Clique nas imagens

para ampliar

Área Total de Restauração
Restauração Morro da Viração e Restinga de Charitas
Restauração de Piraininga e Ilha do Veado
Restauração Ilha Filha
Restauração da Restinga de Itacoatiara
Restauração Ilha Mãe
Restauração do Mangue, Restinga Itaipu e Camboinhas
Restauração Ilha Pai
Fase atual do projeto

2° semestre

Junho a Novembro/2019

Aquisição de insumos, contratação de pessoal e serviços e elaboração de diagnósticos.

Prestação de Contas
  • Movimentações - AQUI

  • Extrato bancário Julho/19-AQUI

  • Extrato aplicação financeira Julho/19 - AQUI

Editais e
Termos de Referências para Contratações

Edital Assessor Técnico - AQUI

Ata do Pregão Presencial (Assessor Técnico) - AQUI

Endereço:

Rua Visconde de Sepetiba

N° 987, 10° andar

Centro, Niterói, RJ

CEP: 24.020-206

Telefones:

(21) 2613-2283

(21) 2622-7631

(21) 2620-0403, Ramal 338