Programa de Agricultura Urbana em Niterói

06/02/2017

 

Na última sexta feira, dia 3 de fevereiro, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade realizou uma reunião com Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, Ciência e Tecnologia com o intuito de implementar o Programa de Agricultura Urbana em Niterói (Nit-Hortas).

 

Na reunião estiveram presentes os secretários das duas pastas, o sr. Eurico Toledo, da SMARHS, e o sr. José Seba, da Ciência e Tecnologia, além do Sr. Gabriel Pacheco Mello Cunha, subsecretário de sustentabilidade da SMARHS e do assessor Fernando Barcelos, da Ciência e Tecnologia.

 

O programa surge como alternativa para a ocupação benéfica de terrenos baldios ociosos em áreas urbanas, destinando-os a produção de alimentos por parte dos moradores próximos a estes locais, melhorando a qualidade de vida e do meio ambiente, sendo instrumento e forma de ação social voltada a enfrentar as situações emergenciais de fome e desnutrição.

 

O desenvolvimento de hortas comunitárias visa criar um espaço de horticultura em terrenos ociosos e áreas publicas, permitindo o controle de vetores, cuja manutenção participativa fomentará o espírito comunitário e apropriação qualificada do espaço público.

 

O programa Nit-Hortas contempla ainda um forte componente educativo, apresentando ações de formação sobre técnicas de agricultura urbana, manutenção de espaço público, trabalho comunitário, compostagem e proteção ambiental.

 

A minuta do decreto que institui o programa, elaborada pela equipe técnica da Subsecretaria de Sustentabilidade da SMARHS, encontra-se em análise na Procuradoria Geral do Município. 

Please reload

Postagens em destaque

Liderança do dia Mundial do Meio Ambiente

19/06/2019

1/5
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Endereço:

Rua Visconde de Sepetiba

N° 987, 10° andar

Centro, Niterói, RJ

CEP: 24.020-206

Telefones:

(21) 2613-2283

(21) 2622-7631

(21) 2620-0403, Ramal 338