Semana do Meio Ambiente 2017

19/06/2017

A Semana do Meio Ambiente é um evento tradicional em Niterói, realizado pela SMARHS ao longo dos anos, e que conta com ampla participação dos munícipes, sendo, portanto, dotado de grande visibilidade.

 

Em 2017, a Secretaria realizou sua programação nos dias 5 a 11 de junho, sob o tema “Ano Internacional do Turismo Sustentável”. Este tema visou ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial, para contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, estabelecida pela Organização das Nações Unidas.

 

As atividades foram desenvolvidas em vários pontos da cidade. Iniciou-se com um Seminário sobre turismo sustentável no Solar do Jambeiro no dia 05 de junho com coquetel de lançamento da REVAN - Revista do Ambiente de Niterói, tendo aproximadamente 200 pessoas dentre um público de universitários, pesquisadores e interessados gerais. Foram abordados vários temas como: Cicloturismo - Dra. Fátima Priscila Morela Edra (Dra. em Ciência Política, ULHT Lisboa), Boas Práticas: Turismo e Sustentabilidade - Dra. Fabia Trentin - (Dra em Turismo, Lazer e Cultura, Universidade de Coimbra), entre outros.

 

Nos dias 06 a 11 de junho - terça a domingo realizaram-se exposições no Plaza Shopping com exibição de curtas sobre turismo sustentável e fotografias de Unidades de Conservação Municipal, Estande de eficiência energética, mobiliário reciclável, distribuição de 1520 mudas de espécies nativas da mata atlântica, tendo um público variado estimado de 100 mil visitantes durante este período.

 

No dia 8 e 9 de Junho – quinta e sexta-feira, ocorreram exposições e oficinas sustentáveis, as ações ocuparam três praças da cidade, Campo de São Bento, Praça Irênio de Mattos Pereira e Horto do Fonseca, com culinária viva e orgânica, compostagem, cosméticos naturais e artesanais, confecção de bolsas e carteiras com  reciclagem de caixas de leite . Público estimado de 500 pessoas entre idosos aposentados e jovens engajados na causa ambiental.

 

No dia 10 de Junho – sábado foi o dia da Limpeza da Praia de Itaipu em parceria com a RESEX de Itaipu, com um público estimado de 100 pessoas entre universitários, integrantes da administração pública municipal e estadual e desportistas.  Foram recolhidos aproximadamente de 500 kg de lixo.

 

Para fechar a Semana do Meio Ambiente 2017, no dia 11 de Junho – domingo, passeio Ciclístico que saiu de Icaraí passando pelo túnel Charitas/Cafubá com plantio de 40  mudas de acerola e pitanga em Charitas realizadas por uma média de 100 pessoas entre,  ciclistas universitários, desportistas, famílias e crianças. Houve apoio da Guarda Municipal, Nittrans e Samu, além de distribuição de camisas, frutas e água aos participantes.

 

Para além de Trilha Interpretativa Bosque dos Eucaliptos no PARNIT, dia de Urubuzar na Praça Irênio de Mattos Pereira, Blitz Educativa - Deixe a fauna passar, cabe salientar a palestra do Subsecretário de Sustentabilidade na abertura da semana do Meio Ambiente junto a Fundação de Educação e Secretaria de Educação no dia 5 de Junho de 2017 às 9h, onde o tema abordado foi “A Educação e a Sustentabilidade”.

 

Confira abaixo as fotos de nossas ações: 

 

Seminário no Solar do Jambeiro

1/5

 

 

Exposição no Plaza Shopping

1/5

 

 

Oficina no Campos de São Bento

1/5

Oficina na Praça Irênio Mattos Pereira 

1/5

 

 

Limpeza da Praia de Itaipu em parceria com a RESEX

1/5

Blitz educativa contra o atropelamento de fauna

1/5

 

 

Passeio Ciclístico

1/5

 

 

Plantio de mudas

1/5

 

 

 

 

Please reload

Postagens em destaque

Liderança do dia Mundial do Meio Ambiente

19/06/2019

1/5
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Endereço:

Rua Visconde de Sepetiba

N° 987, 10° andar

Centro, Niterói, RJ

CEP: 24.020-206

Telefones:

(21) 2613-2283

(21) 2622-7631

(21) 2620-0403, Ramal 338