Parque das Águas ganha projeto de revitalização.

24/08/2017

Vista aérea do Parque das Águas. Fonte: Blog do Axel.

Niterói vai ganhar em breve mais um espaço público requalificado com a revitalização do Parque Municipal  Eduardo Travassos, mais conhecido como Parque das Águas. O parque  ocupa 32 mil metros quadrados do Morro  da  Detenção, e protege um dos mais interessantes patrimônios históricos de Niterói, que é o sistema construído no século XIX para o abastecimento de água para a cidade e que, ainda hoje, distribui água para alguns bairros. O sistema é tombado pelo INEPAC.

De gestão compartilhada, com a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, o projeto do Parque realizou a recuperação da área verde, a restauração dos jardins, dos caminhos, trilhas e melhoria da drenagem; além do planejamento do programa de educação ambiental, que terá como tema a  água. Dentre os objetivos  da  revitalização, destaca-se ainda a realização de eventos culturais, como shows. A praça que fica em frente à área de lazer também foi revitalizada.

As intervenções em andamento incluem a construção de um elevador de acesso para a população em geral, com atenção para cadeirantes e pessoas com deficiência, criação de um espaço de lazer e de convívio e reforma de um auditório. O  parque também será um local de treinamento para a Defesa Civil e os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs).

Segundo Eurico Toledo, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade, a ideia é que o Parque das Águas seja um centro de referência ambiental e cultural do centro da cidade:

- O parque é mais um espaço público qualificado, no qual teremos pautas da sustentabilidade, resiliência, educação ambiental e cultural agregadas ao valor que esse equipamento vai oferecer à sociedade de Niterói. - afirmou o secretário.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Niterói)