Niterói entra em rota de trilha que cruzará o país

18/05/2018

Do Parque da Cidade, sede do Parnit, o caminho traçado segue pela Trilha Tupinambás em direção à Ilha do Pontal em seu Setor Costeiro Lagunar - Marcos Ramos / Agência O Globo

NITERÓI — A passagem do naturalista inglês Charles Darwin por Niterói em 1832 deixou marcas para sempre na ciência e agora vai delimitar um caminho que colocará a cidade na rota do Sistema Nacional de Trilhas de Longo Curso, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), no Corredor Litorâneo, que ligará o país, do Oiapoque ao Chuí. O traçado, lançado na última terça-feira, no Parque da Cidade, com a apresentação do projeto e o início da sinalização do percurso, foi idealizado com o objetivo de criar uma extensa rota, de 74 quilômetros, ligando Niterói a Maricá, passando por importantes unidades de conservação municipais e estaduais, além de outras áreas de relevância ambiental. Esta é a segunda trilha do programa no estado. A primeira é a Transcarioca, no Rio, inaugurada em fevereiro.

O trecho niteroiense da trilha nacional começará na estação das barcas da Praça Araribóia e contará com sinalização rústica. Do Centro, o caminho seguirá pela orla da Baía de Guanabara em direção à Praia das Flechas (setor Guanabara do Parque Natural Municipal de Niterói — Parnit), de onde é possível observar a Ilha da Boa Viagem, as cavernas localizadas abaixo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e as pedras do Índio e de Itapuca. O percurso avançará para o bairro São Francisco em direção ao Parque da Cidade, sede do Parnit (setor Montanha da Viração), e a partir deste trecho seguirá pela trilha Tupinambá em direção à Ilha do Pontal. Na sequência, a Rota Darwin cortará Itaipu e adentrará o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) através da trilha do Morro da Peça, mangue do Canal do Camboatá e a trilha Córrego dos Colibris.

Para maiores informações: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi-entra-em-rota-de-trilha-que-cruzara-pais-22692678