Semana do Meio Ambiente 2018

11/06/2018

 

A Semana do Meio Ambiente é um evento tradicional em Niterói, realizado pela SMARHS ao longo dos anos, e que conta com ampla participação dos munícipes, sendo, portanto, dotado de grande visibilidade.

 

Em 2018, a Secretaria realizou sua programação nos dias 4 a 10 de junho, sob o tema “Acabe Com A Poluição Plástica”. Este tema visou ações voltadas para a redução e o consumo de produtos plásticos, que afetam a vida nos oceanos e fora dele, excelente para o município de Niterói que se localiza banhado pela Baía de Guanabara e pelo Oceano Atlântico. A Organização das Nações Unidas Meio Ambiente, vê 2018 como um ano da virada: “Temos construído uma massa crítica na sociedade brasileira sobre o impacto ambiental do plástico e acreditamos que, com iniciativas que lidamos ou apoiamos, haverá uma mudança real - todos perceberão que está na hora de mudar hábitos para garantir à saúde do planeta”, afirmou a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú.

 

As atividades foram desenvolvidas em vários pontos da cidade. Iniciou-se com a apresentação de Seminários com a abordagem de diversos temas como: Pesca Fantasma: O que é, causas, consequências e soluções - Luciana Fuzetti - MSc. Em Zoologia; Analista de Recursos Pesqueiros - FIPERJ (Fund. Instituto de Pesca do Estado do RJ); Impacto do Lixo na Fauna Marinha - Como inspirar comunidades nesse combate? - MSc. Médica Veterinária; MSC em Clínica e Reprodução Animal - UFF; Medicina de Animais Selvagens; Projeto Uça - Uma contribuição para a Sociobiodiversidade da Baía de Guanabara - Pedro Belga - Coordenador Nacional do Projeto Uça e apresentação do resumo do 8º Fórum Mundial da Água 2018 - Halphy Rodrigues - Gestor da Concessionário Águas de Niterói S/A.

 

Nos dias 05 a 9 de junho - terça a sábado realizaram-se exposições no Plaza Shopping e Multicenter Itaipu com mobiliário reciclável, distribuição de 1520 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, tendo um público variado estimado de 100 mil visitantes durante este período.

 

No dia 8 e 9 de junho – sexta-feira e sábado, ocorreram exposições e oficinas sustentáveis, as ações ocuparam duas praças da cidade, Campo de São Bento e Praça Araribóia, com atividades de Yoga e educação ambiental; exposição sobre O Impacto do Plástico, além, de atividades na Plataforma Digital Engenhoca voltadas à comunidade com ações sociais. Público estimado de 500 pessoas entre idosos aposentados e jovens engajados na causa ambiental.

 

No dia 9 de junho – sábado foi o dia da Limpeza da Praia de Itaipu em parceria com a RESEX de Itaipu, com um público estimado de 100 pessoas entre universitários, integrantes da administração pública municipal e estadual e desportistas.  Foram recolhidos aproximadamente de 500 kg de lixo.

 

Para fechar a Semana do Meio Ambiente 2018, no dia 10 de Junho – domingo, passeio Ciclístico que saiu do Skatepark em São Francisco passando pelo túnel Charitas/Cafubá com plantio de 40  mudas de acerola e pitanga em Charitas realizadas por uma média de 100 pessoas entre,  ciclistas universitários, desportistas, famílias e crianças. Houve apoio da Guarda Municipal, NITTRANS e SAMU, CLIN, além de distribuição de camisas, frutas e água aos participantes.

 

 

Please reload

Postagens em destaque

Seas e Inea capacitam técnicos da Defesa Civil estadual e dos 25 municípios fluminenses para atuação em caso de presença de óleo nas praias

11/11/2019

1/8
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Endereço:

Rua Visconde de Sepetiba

N° 987, 10° andar

Centro, Niterói, RJ

CEP: 24.020-206

Telefones:

(21) 2613-2283

(21) 2622-7631

(21) 2620-0403, Ramal 338