Semana do Meio Ambiente 2018

​​

A Semana do Meio Ambiente é um evento tradicional em Niterói, realizado pela SMARHS ao longo dos anos, que conta com ampla participação dos munícipes.


​Desde que foi instituído em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente tornou-se uma plataforma global para a conscientização pública sobre questões ambientais. Na avaliação das Nações Unidas, a data é uma oportunidade para que todos se engajem ativamente na proteção da natureza.


Em 2018, a Secretaria realizou sua programação nos dias 4 a 10 de junho, sob o tema da ONU “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, excelente tema para o município de Niterói, pois é banhado pela Baía de Guanabara e Oceano Atlântico. A data chama governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana. Assim de maneira concomitante se realizará também a Semana de Educação Ambiental nos termos da Lei nº 2648/2009, junto a Secretaria de Educação Ambiental.


Este ano, a SMA foi iniciada dia 04 de junho, com o plantio de mudas realizadas por crianças no PARNIT. No dia 5 de junho, foram realizados os seguintes seminários no Memorial Roberto Silveira:

10: 30 h - – Luciana Fuzetti – MSc. em Zoologia; Analista de Recursos Pesqueiros – FIPERJ (Fund. Instituto de Pesca do Estado do RJ)

11:15 h - -Andrea Soffiatti Grael – MSc. Médica Veterinária; MSc. em Clínica e Reprodução Animal - UFF; Medicina de Animais Selvagens

13:00 h- - Pedro Belga – Coordenador Nacional do Projeto UÇÁ.

13:45 h-Fernanda Cubiaco – Jornalista, Ativista – Movimento Lixo Zero - Bota pra Girar

14:00 h – Halphy Rodrigues – Gestor Ambiental da Concessionária Águas de Niterói S.A.


Além disso, de 05 a 09 de junho, contamos com exposições de mobiliário reciclados pela CLIN no Plaza Shopping e Multicenter, distribuição e doações de livros e cerca de 3.500 mudas pela CLIN de árvores da Mata Atlântica.


Dia 06 de junho, foi realizado o primeiro workshop sobre o Plano de Resiliência Frente a Mudança do Clima de Niterói: Adaptação e Mitigação Aplicadas ao Planejamento Urbano e Ambiental do Território, no Memorial Roberto Silveira.

No dia 8 de junho, realizamos a exposição "O Impacto do plástico" na Praça Araribóia. No dia 09 de junho, limpeza da Praia de Itaipu – 9:00 às 12:00 h e finalizamos dia 10 de junho, com o passeio ciclístico pelo túnel Charitas – Cafubá - com limpeza e plantio de mudas na Ilha do Pontal.

Postagens em destaque