Cidades Inteligentes

28/09/2018

Pela primeira vez, Niterói entrou para o grupo das 10 cidades brasileiras mais inteligentes no Ranking Connected Smart Cities 2018, principal estudo sobre o tema do país realizado pela Urban Systems. O levantamento conta com a participação de cerca de 700 cidades, que são analisadas a partir de 70 indicadores divididos em 11 eixos — Mobilidade e Acessibilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança — e aponta Niterói como a décima mais inteligente e conectada do país.

A fim de promover um produtivo debate sobre as tecnologias que são tendências em ações direcionadas às Cidades Inteligentes, no dia 27 de setembro de 2018, no Instituto de Computação da UFF, foi feito um workshop preparatório entre pesquisadores da universidade e representantes de secretarias da Prefeitura de Niterói.

O evento contou com as secretarias de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Secretaria Executiva, Secretaria de Ciências e Tecnologia além da CISP (Centro Integrado de Segurança Pública), NITTRANS e  Defesa Civil.

Essa articulação institucional tem como objetivo a busca de uma cidade mais sustentável e inteligente .

Com o resultado, a cidade subiu oito posições na comparação com o ranking do ano passado, puxada por avanços nas áreas de Tecnologia e Inovação, Mobilidade e Acessibilidade e Meio Ambiente. Outros setores em que Niterói sequer figurava entre as 50 primeiras do país, como Urbanismo, Saúde, Segurança, Educação e Governança também tiveram bom desempenho, segundo a análise.