O Artesanal é sustentável

04/10/2018

Foi publicado no blog Guia da Cerveja (link) uma matéria nominando Niterói como celeiro de cervejarias artesanais, no último dia 3 de outubro. Na página o autor enaltece a iniciativa de Niterói no setor. 

 

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou no dia 27 de setembro, o decreto que regulamenta a lei nº 3.288, que reconhece e valoriza a fabricação de cerveja artesanal no município , mais conhecida como a Lei dos Cervejeiros.

Entre outras iniciativas, a Lei dos Cervejeiros institui as diretrizes para a concessão do Selo Niterói Cervejeiro, além de liberar a instalação de microcervejarias em todo o território do município e prevê que os eventos promovidos pela Prefeitura de Niterói possam incluir espaços próprios destinados à comercialização e promoção das cervejas locais. Os interessados em receber o Selo devem fazer solicitação à Seden, que passará por avaliação de uma Comissão formada por representantes da Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Universidade Federal Fluminense e da FIRJAN.

 

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o objetivo é que o Niterói Cervejeiro se torne um dos melhores programas de incentivo ao setor do Estado do Rio de Janeiro.

“A cidade tem muitos empreendedores competentes, visionários, e a Prefeitura de Niterói vem para somar. Vamos investir para fortalecer os eventos do setor. A regulamentação, criando um selo e o licenciamento ambiental, é um incentivo ao produtor”, defendeu.

 

 

 Gabriel Mello Cunha: a microcervejaria é sustentável economicamente.

O subsecretário revela que ocorreu a “criação de um grupo executivo com membros da administração pública e de cervejeiros no intuito de ouvi-los e saber como contribuir no fortalecimento da economia circular”, além de ações para o crescimento da cultura cervejeira, e até “celeridade e isenção” na obtenção da licença ambiental. Para que tudo ocorresse da melhor forma, o grupo responsável fez um trabalho especifico na busca de alguns conceitos já utilizados nesse setor, “Selecionamos as melhores leis de cervejaria artesanal do Brasil e do mundo, para verificar como podemos aplicar uma norma que contribua com o desenvolvimento sustentável desse setor promissor em nosso Município”, explica.

“A microcervejaria é uma atividade que, além de baixo impacto ambiental, é sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente.”

 

 

Pra saber mais, clique aqui e veja o DECRETO Nº 12916/2018

 

Please reload

Postagens em destaque

Liderança do dia Mundial do Meio Ambiente

19/06/2019

1/5
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Endereço:

Rua Visconde de Sepetiba

N° 987, 10° andar

Centro, Niterói, RJ

CEP: 24.020-206

Telefones:

(21) 2613-2283

(21) 2622-7631

(21) 2620-0403, Ramal 338