Niterói inicia processo de elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica

08/11/2018

O evento que acontecerá na sede do PARNIT –  Parque da Cidade, dia 09  de novembro (sexta -feira), 10h , marca o início do  processo de elaboração do  Plano Municipal de Mata Atlântica de Niterói.

Niterói, será um dos apoiados pelo Projeto ONU – ANAMMA, para fortalecer a gestão ambiental no município e promover a conservação da Mata Atlântica. A ONU Meio Ambiente e a Associação Nacional dos Órgãos Municipais e Meio Ambiente (ANAMMA), fecharam uma parceria , no final de 2017.

A parceria reforça o papel do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em enfrentar os desafios ambientais e alavancar o compromisso nacional para a implementação de uma agenda de desenvolvimento sustentável. A união dos esforços com a ANAMMA, efetiva o princípio da ONU Meio Ambiente em fazer com que ações locais aconteçam de forma mais sistemática, integrada e participativa.

O grande diferencial do PMMA (Plano Municipal da Mata Atlântica) é sua aprovação prevista em Lei, pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAN), capitaniada pela Camara tecnica de Areas Verdes, que se torna corresponsável, compartilhando com executivo e legislativo, as decisões sobre o desenvolvimento de suas cidades e realizando o acompanhamento de suas ações neste sentido.

O PMMA de Niterói será desenvolvido pelos técnicos responsáveis pela SMARHS (Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade) do próprio município, visando uma maior participação da sociedade civil na elaboração e monitoramento de políticas públicas locais, direcionada por meio dos Planos Locais de Biodiversidade.

Além disso, a parceria da ONU Meio Ambiente nesta iniciativa se fundamenta e reafirma o comprometimento com o atendimento a diversos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, definidos na Agenda 2030.