Parceria com universidade norte-americana monitora metas da ONU no Brasil

Para acompanhar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) firmou no segundo semestre de 2018 uma parceria com o Pardee Center, da Universidade norte-americana de Denver. A instituição de pesquisa está recolhendo dados para monitorar os avanços das 27 unidades federativas rumo a essas metas globais.

Vista do bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, com a Rocinha em primeiro plano. Foto: Wikimedia/Alicia Nijdam

De acordo com a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Humano do PNUD Brasil, Samantha Salve, o projeto já coletou uma boa parcela das informações sobre população, economia, agricultura, educação, energia, sociopolítica, política internacional, meio ambiente, tecnologia, infraestrutura e saúde. Esses indicadores estão em fase de sistematização e validação, para serem comparados com fontes internacionais.

O gerente de Estatística do PNUD, Nikolas Pirani, ressalta que o Brasil é mundialmente reconhecido por ser um bom produtor de informações sobre a sua realidade, mas que agrupar e sistematizar as diversas fontes de dados ainda requer um esforço significativo.

Para viabilizar o projeto, foram realizados workshops com equipes de técnicos norte-americanos. Os encontros contaram com a participação de representantes do PNUD Brasil, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN). Uma nova capacitação está prevista para fevereiro de 2019.

Para saber mais, clique aqui.

Postagens em destaque