"Água para todos, sem exceção"

08/04/2019

 

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS),
dentro de suas atribuições legais e dos Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável, como tradição organizou no dia 22 de março de 2019, um Seminário para o Dia Mundial da Água, um dia inteiro de informação e troca de conhecimento aberto para todo público de Niterói. 

 

 

 

Hoje, bilhões de pessoas ainda vivem sem água potável - seus lares, escolas, locais de trabalho, fazendas e fábricas lutando para sobreviver e prosperar. Diante deste problema, esse ano, o tema escolhido pela ONU foi, "Água para todos, sem exceção", não deixando ninguém ficar para trás. 

 

O tema escolhido desse ano é representado pela ODS 6:

 

As inscrições para participação no evento puderam ser realizadas anteriormente na plataforma
web da SMARHS e presencialmente no dia do evento. Tivemos a participação de 5 palestrantes e 58 expectadores. 

 

O seminário contou com os assuntos:

 

  • Gestão da água - mais equilíbrio e solidariedade - ministrado pelo Claudio Moreira  que é o Coordenador de Controle Ambiental do Centro de Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde de Niterói.

  • Aspectos técnicos , econômicos e ambientais no tratamento de chorume - ministrado pelo Marcelo Lippi que é Engenheiro Ambiental da AST (Soluções e Serviços de Ambiente).

  • Segurança hídrica na região leste da Bacia da Baía de Guanabara - ministrada pelo Prof Evandro Brito que é diretor da ABES (RJ) e conselheiro da Diretoria Nacional da ABES.

  • As águas da Guanabara - relação da urbanização, bacia hidrográfica e espelho d'água - ministrado por Adauri Souza que é presidente do Instituto Baía de Guanabara (IBG).

  • A vulnerabilidade climática e ambiental dos recursos hídricos na região sudeste do Brasil: O passado, o presente e o futuro - ministrado pelo Prof DSc. Marcio Cataldi da Faculdade de Engenharia  Ambiental da UFF.

 

 

Simultaneamente ao seminário tivemos a participação de alguns dos apoiadores do evento. A concessionária Enel realizava em frente á Prefeitura uma ação de troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED gratuitamente. O SESC também participou apresentando diferentes propostas de reuso de água de chuva em residências. E a CLIN expôs móveis feitos a partir de materiais reciclados. 

 

Obrigado a todos!!!

 

 

Please reload

Postagens em destaque

Liderança do dia Mundial do Meio Ambiente

19/06/2019

1/5
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Endereço:

Rua Visconde de Sepetiba

N° 987, 10° andar

Centro, Niterói, RJ

CEP: 24.020-206

Telefones:

(21) 2613-2283

(21) 2622-7631

(21) 2620-0403, Ramal 338