SEMEAE 2019

25/06/2019

Junto com a SMA 2019, acontece a SEMEAE 2019, evento que focaliza a educação ambiental nas escolas. Nesse ano, as palestras e atividades foram diversificadas e inclusivas:

Segunda-feira - Dia 03/06
Mesa de abertura: Presença de Representantes do Núcleo de Ações Integradas da
Fundação Municipal de Educação (NAI/FME), da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Niterói.

Mesa Redonda: Educação Ambiental para quê e para quem?
Políticas Públicas em Educação Ambiental: Prof. Dr. Waldeck Carneiro da Silva
Desafios da Educação Ambiental na Educação Infantil: Profa. Esp. Gláucia Aparecida Teixeira Leão (UMEI Nina Rita)
Educação Ambiental no Ensino Fundamental e Médio: Profa. Dra. Maria Jacqueline Girão Soares de Lima (UFRJ)
Educação Ambiental e Extensão Universitária: Profa. Dra. Janie Garcia da Silva (UFF)

Palestras: Importância da Educação Ambiental em Projetos de Arborização Urbana: MSc. Flavio Pereira Telles (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) (SBAU).
Educação Ambiental Inclusiva - Uma experiência do
Projeto Uçá na Escola Municipal Paulo Freire, Niterói: MSc. Helensandra Louredo da Costa Mattos - Projeto Uçá, ONG Guardiões do Mar.
Sagrada Natureza: Profa. Dra. Cristiane Gonçalves de Souza - Superintendente de
Desenvolvimento de Ensino, FME/Niterói.

Terça-feira - 04/06
Oficinas:
Horta na Escola - Ministrante: Prof. Carlos Eugênio - Latgé Bustamante NAI/FME
Conversando na escola sobre prevenção ao incêndio em vegetação - Ministrante: André Pontes de Andrade Costa PESET/INEA
Trilha Ecológica no Laboratório Horto Viveiro: Programação para Escolas
da Rede Municipal de Educação
Oficinas Diversidade Cultural e Contação de Histórias: Profa. MSc. Sandra Aparecida Gurgel Vergne -SEEDUC/Prefeitura Municipal de Maricá
Uso de Origamis na Educação Ambiental: MSc. Aline Leal Neves - SMARHS/ Prefeitura Municipal de Niterói

Quinta-feira 06/06
Local: Memorial Roberto Silveira
Apresentação de trabalhos - Modalidade pôster
Local: Memorial Roberto