Início das obras do biodigestor no Morro do Céu

23/08/2019

 

 

Até o fim deste ano, Niterói vai ganhar um moderno Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), com uma unidade específica para tratamento de chorume (líquido formado a partir da decomposição de matéria orgânica presente no lixo). A unidade, no Morro do Céu, só receberá resíduos públicos, possibilitando uma maior vida útil, estimada em 20 anos. 

 

Hoje, a célula emergencial do Morro do Céu recebe apenas resíduos provenientes de poda de árvores e varrição das ruas da cidade. Resíduos domiciliares são destinados ao CTR de Anaia, em São Gonçalo. Os resíduos de saúde são destinados ao CTR de Itaboraí, e os de construção civil vão para aterros licenciados. Todo o material reciclável é doado a cooperativas de catadores.

 

A célula do Morro do Céu conta, ainda, com monitoramento da qualidade das águas, do ar, geotécnico e ambiental. Todas as equipes que atuam no local recebem treinamento e capacitação.


ENTENDA:

Chorume – A maior parte do lixo gerado no Brasil é matéria orgânica, principalmente restos de comida. A decomposição desses resíduos provoca o aparecimento do chorume, um líquido tóxico, que, em contato com o solo, pode contaminar a terra, tornando–a imprópria para a existência da flora e para a manutenção da fauna, e infiltrar até os lençóis freáticos, afetando a qualidade das águas subterrâneas.

O que é biodigestão – É a decomposição da matéria orgânica por bactérias na ausência de oxigênio. A digestão anaeróbica produz biogás próprio para a geração de energia elétrica e térmica, além de um composto orgânico natural de alta qualidade no fim da digestão.

A industrialização dos orgânicos se dará por um digestor, que deverá trabalhar na decomposição dos resíduos em torno de 30 dias, de forma contínua, visando obter regularmente o biogás e composto orgânico.

 

 

 

Com base no texto: http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cidades/novo-ctr-funcionará-no-morro-do-ceu

Please reload

Postagens em destaque

Seas e Inea capacitam técnicos da Defesa Civil estadual e dos 25 municípios fluminenses para atuação em caso de presença de óleo nas praias

11/11/2019

1/8
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Endereço:

Rua Visconde de Sepetiba

N° 987, 10° andar

Centro, Niterói, RJ

CEP: 24.020-206

Telefones:

(21) 2613-2283

(21) 2622-7631

(21) 2620-0403, Ramal 340