Nota in memoriam a Alfredo Sirkis

17/07/2020

 O ambientalismo perdeu na última sexta-feira (10/7) um de seus maiores nomes. Alfredo Sirkis começou sua trajetória na luta contra a Ditadura Militar. Na volta do exílio, Sirkis foi um dos fundadores do Partido Verde, em 1987. 

 

Alfredo foi um dos principais ideólogos da Ecologia Política no país. Foi vereador, deputado federal, secretário municipal de Meio Ambiente e de Urbanismo no Rio de Janeiro. A relação de Sirkis com a ecologia urbana nos trouxe inúmeras contribuições, seja em forma de textos ou de ações práticas. Entre seus projetos e realizações, tivemos a criação do Bosque da Freguesia, diversas APA´s como a da Prainha, os mutirões de reflorestamento, o planejamento da rede cicloviária do Rio de Janeiro, ficando apenas nos exemplos mais conhecidos. Apaixonado pela capacidade transformadora do poder local, fez disso um instrumento que realmente mudou a relação dos cariocas com a cidade e o meio ambiente.

 

Nos últimos anos, se dedicou a luta contra a crise climática. Participou de momentos cruciais nas negociações que culminaram no Acordo de Paris. Para o seu último livro - recém-lançado - ele deu o título de "Descarbonário", numa alusão bem-humorada ao seu premiado livro sobre os tempos de luta armada. 

 

Assim era Alfredo Sirkis, dono de uma inteligência ímpar que sabia dosar bem a sua capacidade de formulação política com humor e ironia. Nosso eterno guerrilheiro das boas causas, da "salvação do mundo" e da descarbonização do Planeta.

 

Obrigado, Sirkis!    

 

 

 

Please reload

Postagens em destaque

Seas e Inea capacitam técnicos da Defesa Civil estadual e dos 25 municípios fluminenses para atuação em caso de presença de óleo nas praias

11/11/2019

1/8
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Endereço:

Rua Visconde de Sepetiba

N° 987, 10° andar

Centro, Niterói, RJ

CEP: 24.020-206

Telefones:

(21) 2613-2283

(21) 2622-7631

(21) 2620-0403, Ramal 338