Departamento de Ecologia Urbana e Mudança do Clima (ECOURB)


O Departamento de Ecologia Urbana e Mudança do Clima (ECOURB) nasceu ao longo do ano de 2017, a partir da crescente demanda de projetos com base em uma visão ecológica, aplicando soluções baseadas na natureza para a construção de um futuro mais saudável e resiliente para nossa cidade.

Atua na elaboração e implementação de planejamento e projetos em diferentes escalas, até o momento departamento foi responsável por elaborar os seguintes projetos:

● Elaboração e publicação do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa de Niterói. (em conjunto com GECLIMA)

● Inclusão da Cidade de Niterói na Rede Internacional do Clima: Reporte à plataforma Carbonn (em conjunto com GECLIMA)

● Inclusão da Cidade de Niterói na maior sistema global de divulgação ambiental Plataforma CDP Carbon Disclosure Program (em conjunto com GECLIMA)

● Niterói se tornou membro da Rede global de Governos Locais pela Sustentabilidade ICLEI Local Governments for sustainability (em conjunto com GECLIMA)

● Reporte anual das ações municipais frente à mudança clima às plataformas supra mencionadas ● Inclusão do município no Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS). Coordenação dos primeiros reportes e mapeamento dos responsáveis pelas ações de drenagem e manejo de águas pluviais.

● Secretaria Executiva da ANAMMA-RJ 2017-2019

● Concepção e organização da primeira mesa redonda do município sobre “Soluções Baseadas na Natureza Para Cidades Resilientes” na 73 Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos em Niterói.

● Projeto conceitual do Parque Orla Piratininga: documento base para elaboração do respectivo termo de referência;


● Projeto conceitual para Melhoria da Infraestrutura Turística e Ambiental da Praia do

Sossego, acompanhamento da elaboração do projeto executivo e da obra;

● Projeto básico de arquitetura e paisagismo para Melhoria da Infraestrutura Turística da Sede do PARNIT.

● Projeto executivo de arquitetura e paisagismo reforma do Centro de Visitantes do PARNIT;

● Projeto executivo arquitetura e paisagismo da nova Sede Administrativa do PARNIT; ● Concepção e organização do primeiro workshop para início da elaboração de termo de Referência para Plano de Adaptação à Mudança do Clima

● Elaboração de termo de Referência para Plano de Adaptação à Mudança do Clima. O departamento fomenta a integração entre diversas secretarias municipais, bem como diferentes atores da sociedade civil, a fim de favorecer as relações ecológicas no meio urbano e o melhor desempenho da paisagem e do clima em harmonia com as relações socioculturais e econômicas necessárias ao funcionamento local.


O departamento se coloca à disposição para auxiliar em qualquer programa e projeto que contemple questões referentes à mitigação e adaptação à mudança do clima, bem como implementação de soluções baseadas na natureza e infraestrutura verde no território.

Postagens em destaque
Postagens recentes